quarta-feira, 13 de abril de 2011

Trabalhos de História 1 e 2 para o 7º ano - E. M. São Paulo

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA MUNICIPAL SÃO PAULO
PROF. MARCELO BELFORT
TURMA: 1702
HISTÓRIA
Trabalho de História nº 01 – TÍTULO: Questões para a leitura crítica do capítulo 01 POR QUE O IMPÉRIO BIZANTINO EXERCEU TANTO FASCINIO?
01)   Como surgiu o Império Bizantino? (pg. 14)
02)   Por que o Império Bizantino era teocrático e autocrático? (pg. 14)
03)   Qual o objetivo das conquistas do imperador Justiniano? (pg. 14)
04)   Qual a importância de Constantinopla entre os séculos IX e XI? (pg. 14)
05)   Caracterize: (pg. 16)
a.       Cultura bizantina;
b.      Arte bizantina;
c.       Religião bizantina.
06)   O que foi a Grande Cisma? (pg. 16)
07)   Por que Constantinopla foi a cidade mais rica e movimentada da Europa? (pg. 18)
08)   Qual a importância simbólica dos 03 prédios de Constantinopla? (pg. 18)
09)   Qual a participação do Estado no comércio de Constantinopla? (pg. 18)
10)   Como surgiu Istambul? (pg. 18)

Observações:
a)      O trabalho, feito individualmente, será avaliado quanto ao conteúdo (respostas certas) e quanto a apresentação (capa com identificação da escola, identificação do aluno ─ nome, nº e turma ─ e identificação do trabalho ─ título ─, clareza e limpeza da escrita);
b)      Cada questão valerá 04 pontos;
c)       Prazo de entrega: semana que vem (14 de abril).

Trabalho de História nº 02 – TÍTULO: Questões para a leitura crítica do capítulo 02 COMO SE VIVIA NA ÉPOCA DOS CASTELOS FORTIFICADOS?
1)      Quais as ondas invasoras que ocorreram sobre a Europa durante a Idade Média? (pg. 26)
2)      Como surgem os idiomas europeus? (pg. 26)
3)      Por que os chefes militares se fortaleceram na Europa deste período? (pg. 26)
4)      Explique a relação entre SUSERANOS e VASSALOS e o seu por que: (pg. 26)
5)      Como ocorreu a descentralização do poder na Idade Média? (pg. 26)
6)      Qual a importância da Igreja na Idade Média? (pg. 26)
7)      Como surgiram os castelos senhoriais? (pg. 28)
8)      Como era a formação de um cavaleiro? (pg. 28)
9)      Como a nobreza se divertia? (pg. 28)
10)   Quem era o servo e o que ele fazia? (pg. 30)
11)   Por que o feudo era auto-suficiente? (pg. 30)
12)   Por que a população do feudo era baixa? (pg. 30)
13)   Quais os estamentos sociais da Idade Média? (pg. 30)
14)   Como a Igreja explicava as desigualdades e o sofrimento? (pg. 32)
15)   Como a Igreja acumulou fortunas? (pg. 32)
16)   Quais as ordens religiosas e como se ocupavam? (pg. 32)

Observações:
a)      O trabalho, feito em grupo com até 04 pessoas, será avaliado quanto ao conteúdo (respostas certas) e quanto a apresentação (capa com identificação da escola, identificação do aluno ─ nome, nº e turma ─ e identificação do trabalho ─ título ─, clareza e limpeza da escrita);
b)      Cada questão valerá 04 pontos;
c)       Prazo de entrega:  14 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário