PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA MUNICIPAL SÃO PAULO
PROF. MARCELO BELFORT
TURMA: 1702
HISTÓRIA
Trabalho de História nº 01 – TÍTULO: Questões para a leitura crítica do capítulo 01 POR QUE O IMPÉRIO BIZANTINO EXERCEU TANTO FASCINIO?
01) Como surgiu o Império Bizantino? (pg. 14)
02) Por que o Império Bizantino era teocrático e autocrático? (pg. 14)
03) Qual o objetivo das conquistas do imperador Justiniano? (pg. 14)
04) Qual a importância de Constantinopla entre os séculos IX e XI? (pg. 14)
05) Caracterize: (pg. 16)
a. Cultura bizantina;
b. Arte bizantina;
c. Religião bizantina.
06) O que foi a Grande Cisma? (pg. 16)
07) Por que Constantinopla foi a cidade mais rica e movimentada da Europa? (pg. 18)
08) Qual a importância simbólica dos 03 prédios de Constantinopla? (pg. 18)
09) Qual a participação do Estado no comércio de Constantinopla? (pg. 18)
10) Como surgiu Istambul? (pg. 18)
Observações:
a) O trabalho, feito individualmente, será avaliado quanto ao conteúdo (respostas certas) e quanto a apresentação (capa com identificação da escola, identificação do aluno ─ nome, nº e turma ─ e identificação do trabalho ─ título ─, clareza e limpeza da escrita);
b) Cada questão valerá 04 pontos;
c) Prazo de entrega: semana que vem (14 de abril).
Trabalho de História nº 02 – TÍTULO: Questões para a leitura crítica do capítulo 02 COMO SE VIVIA NA ÉPOCA DOS CASTELOS FORTIFICADOS?
1) Quais as ondas invasoras que ocorreram sobre a Europa durante a Idade Média? (pg. 26)
2) Como surgem os idiomas europeus? (pg. 26)
3) Por que os chefes militares se fortaleceram na Europa deste período? (pg. 26)
4) Explique a relação entre SUSERANOS e VASSALOS e o seu por que: (pg. 26)
5) Como ocorreu a descentralização do poder na Idade Média? (pg. 26)
6) Qual a importância da Igreja na Idade Média? (pg. 26)
7) Como surgiram os castelos senhoriais? (pg. 28)
8) Como era a formação de um cavaleiro? (pg. 28)
9) Como a nobreza se divertia? (pg. 28)
10) Quem era o servo e o que ele fazia? (pg. 30)
11) Por que o feudo era auto-suficiente? (pg. 30)
12) Por que a população do feudo era baixa? (pg. 30)
13) Quais os estamentos sociais da Idade Média? (pg. 30)
14) Como a Igreja explicava as desigualdades e o sofrimento? (pg. 32)
15) Como a Igreja acumulou fortunas? (pg. 32)
16) Quais as ordens religiosas e como se ocupavam? (pg. 32)
Observações:
a) O trabalho, feito em grupo com até 04 pessoas, será avaliado quanto ao conteúdo (respostas certas) e quanto a apresentação (capa com identificação da escola, identificação do aluno ─ nome, nº e turma ─ e identificação do trabalho ─ título ─, clareza e limpeza da escrita);
b) Cada questão valerá 04 pontos;
c) Prazo de entrega: 14 de abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário