quarta-feira, 1 de junho de 2011

Trabalho de História (6º ano) nº 04 – TÍTULO: Questões para a leitura crítica do capítulo 4: COMO AS COMUNIDADES AGRÍCOLAS SE TORNARAM CIDADES?

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA MUNICIPAL SÃO PAULO
PROF. MARCELO BELFORT
TURMA: 1603 / 1604
HISTÓRIA
Trabalho de História (6º ano) nº 04 – TÍTULO: Questões para a leitura crítica do capítulo 4: COMO AS COMUNIDADES AGRÍCOLAS SE TORNARAM CIDADES?
1)      Qual a importância do surgimento das cidades para os estudiosos da História (p. 54)?
2)      Por que foram criadas novas técnicas e instrumentos nas aldeias neolíticas? Quais foram elas (p. 54)?
3)      Por que os grupamentos humanos das aldeias neolíticas começaram a se “diferenciar” socialmente (p. 54)?
4)      Como surgiu o grupamento social denominado “comerciante” (p. 56)?
5)      Por que surgiu a escrita e o sistema de contagem e medida (p. 56)?
6)      Como surgiu a “metalurgia”,  quais os primeiros metais usados e que vantagem representou (p. 56)?
7)      Por que ocorreram guerras neste período e quais as suas conseqüências (p. 58)?
8)      Por que a “diferenciação social” tornou-se “desigualdade social” (p. 58)?
9)      Como surgiu a figura do Rei e qual o papel ele desempenhada (p. 58)?
Observações:
a)   O trabalho, feito em grupo com até 04 pessoas, será avaliado quanto ao conteúdo (respostas certas) e quanto a apresentação (capa com identificação da escola, identificação do aluno ─ nome, nº e turma ─ e identificação do trabalho ─ título ─, clareza e limpeza da escrita);
b)      Cada questão valerá 04 pontos;
c)      Prazo de entrega:  10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário